Campanha de Vacinação
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E O SARAMPO 2018
04/08/2018 - 18:16:00

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde comunica a população Vicentense que será realizada no período de 06 a 31 de agosto de 2018, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, tendo como dia de divulgação e mobilização nacional (DIA D), o sábado 18 de agosto.

Conforme o Ministério da Saúde, esta estratégia tem como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar as crianças contra o sarampo, evitando o aumento do número de casos e reduzindo a possibilidade de complicações da doença.

A população alvo desta ação é composta de crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. O objetivo da campanha é vacinarmos indiscriminadamente a população alvo, independentemente da situação vacinal de cada criança.

 

DÚVIDAS SOBRE O SARAMPO?

Os sintomas são: febre alta, acima de 38,5°C; exantema (erupções cutâneas vermelhas); tosse; coriza; conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal de 1 a 2 dias antes do aparecimento do exantema. Salientamos que o SARAMPO é uma doença extremamente contagiosa, a única forma de se prevenir é com a vacinação, que deve ser aplicada em duas doses: uma aos 12 meses e a outra, aos 15 meses.

 

QUEM DEVE SE VACINAR NA CAMPANHA?

A indicação para a POLIOMIELITE é que as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida deverão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de 5 anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha.

Já em relação ao SARAMPO, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Ressaltamos que os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação do município com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

Maiores informações procure sua unidade de saúde (ESF) ou através do telefone: 55 3257-2884.

 


Texto:
Edição/foto/vídeo:
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.


Share Facebook