A Administração Municipal, através do Gabinete do Prefeito e secretarias de Planejamento e Obras, informam à população de São Vicente do Sul que empreende iniciativas para sanar problemas viários, de segurança aos pedestres e prover melhor trafegabilidade às vias urbanas.
Município solicita novamente controlador de velocidade no acesso entre RS-241 e Vila Lauro Prestes
Entre as ações propostas pela Administração, está a solicitação ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem do Rio Grande do Sul – DAER para instalação de redutor de velocidade ou lombada eletrônica nas imediações do acesso da RS-241 à Vila Lauro Prestes, ao norte da sede municipal. A solicitação, entregue pelo Vice-Prefeito Gilson Parodes à Diretoria de Operação em 11 de março de 2014, reitera o pedido da comunidade de São Vicente do Sul devido aos elevados riscos a motoristas e pedestres no local.
A mesma solicitação já havia sido feita em 2013 e foi novamente realizada na ocasião. A demanda do município diz respeito à necessidade de reforçar as tratativas com a instituição para que a demanda da comunidade na Lauro Prestes seja atendida pela instituição estadual. Além de buscar mais investimentos e permitir que o município, na eventual indisponibilidade do Daer, de realizar a limpeza dos acostamentos da RS-241 e outras melhorias para dar mais segurança ao trânsito no perímetro urbano de São Vicente do Sul.
Administração também busca liberar recursos para o acesso ao IFFarroupilha
Em relação à Rua 20 de Setembro, acesso ao Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, o Município teve recurso estimado em R$ 230 mil retidos pelo Ministério Público em relação à obra da ciclovia em 2009. O Município busca destravar esses recursos e avaliar possíveis melhorias para a via de acesso ao IFFarroupilha.
A curto prazo, o Município implementa a manutenção periódica da via por meio de operações tapa-buracos, limpeza e mapeamento dos locais mais afetados pelo trânsito pesado na Rua Vinte de Setembro.
A médio prazo, a meta é reaver o recurso retido pela Justiça, além de buscar mais recursos para melhorar a trafegabilidade no acesso ao IFFarroupilha. Entre as ações, uma já está em andamento: foi aprovada Emenda Parlamentar do Deputado Federal Luiz Carlos Heinze de R$ 250 mil para utilização na via, que deve beneficiar os moradores nas imediações da Rua Vinte de Setembro.
Além disso, o município busca financiamento junto ao Fundo de Investimentos do Programa Integrado de Melhoria Social – FUNDOPIMES, que visa realizar recapagem asfáltica no acesso ao Campus do IFFarroupilha.
Em relação ao início da operação tapa-buracos, a Administração informa que foram identificados problemas em relação aos preços de massa asfáltica enviados durante o processo licitatório, o que acarretou em atraso na aquisição do material e início da operação. No entanto, o problema foi sanado e o Município vai realizar o monitoramento das condições das vias, além de dispor de massa asfáltica em estoque para prevenir a ocorrência de mais buracos. A operação tapa-buracos, iniciada na quinta, 13 de março, prossegue nas vias municipais conforme as condições de tempo sejam favoráveis.