A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE retoma as oficinas do projeto de PLANIFICAÇÃO da ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE. Visto que já haviam acontecido anteriormente todas as oficinas propostas pelo Estado, porém nesse momento a gestão acredita ser fundamental que os novos servidores concursados também recebam esse assessoramento como forma de educação permanente e (re)organização do processo de trabalho.
A Atenção Primária à Saúde (APS) tem sido uma grande preocupação dos gestores estaduais, uma vez que é de responsabilidade dos Estados fortalecer esse nível de atenção, assessorando os municípios na organização e na educação permanente de suas equipes, além de definir fontes de financiamento adequado, bem como monitorar e avaliar sua execução e os indicadores relacionados.
Nesse sentido, o CONASS vem desenvolvendo, desde 2007, a Planificação da Atenção Primária à Saúde (PAPS), uma proposta que vai além de uma simples capacitação, pois propicia o desenvolvimento da APS nos territórios, por meio de mudanças efetivas na atitude e nos processos de trabalho dos profissionais, que compõem as equipes assistenciais e de gestão.
Com isso esclarecemos a toda a população que periodicamente (mensalmente) as equipes da área da saúde, da Atenção Primária (todos os profissionais de ESFs) não atenderão ao público (parte assistencial) em algum turno do dia (programado e avisado), onde esses servidores estarão realizando oficinas de educação em saúde conforme pactuado pelo município e estado.
Lembramos que esse compromisso, foi firmado entre o município e 4ª CRS e que desde então temos a responsabilidade de cumprir e fazer cumprir o que propõe todo o processo da PLANIFICAÇÃO.
No dia 04 de outubro ocorreu a OFICINA 5 – com tema: A Assistência farmacêutica na atenção primária a saúde.