A Administração Municipal de São Vicente do Sul, realizou na tarde desta quinta-feira, 24, uma reunião na Câmara de Vereadores do município para discutir sobre os prejuízos ocasionados pelo grande volume de chuvas deste último mês.
Estiveram presentes na reunião o Vice-prefeito Vagner Totti, Vereadores, Secretários Municipais, Presidente do Sindicato Rural, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Presidente do Comude, representantes da Emater, Assessor jurídico do município e da câmara, Produtores rurais e público em geral.
Na oportunidade foi apresentado o relatório técnico realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, Emater e Irga onde foram constatadas as estimativas iniciais de prejuízos da agricultura e pecuária. Além destes prejuízos as chuvas ocasionaram estragos nas estradas, pontes e bueiros afetando a trafegabilidade das estradas vicinais.
Salientamos que desde a segunda-feira, 21, o município já havia informado a defesa civil o último evento causado pela chuva e, ficou acordado que na reunião desta quinta-feira, 24, era para ser apresentado o levantamento dos dados técnicos dos prejuízos e também para se discutir e, ser definido se era necessário ser decretado ou não a situação de emergência no município, tendo em vista que produtores e representantes da classe tinham posicionamentos contrários
Diante da atual situação foi colocado em votação, onde pela maioria dos presentes foi decidida que é necessária esta medida emergencial.
Sendo assim, a Secretária de Administração Evanilde Brauner Picoli, informou aos presentes que o decreto seria publicado ainda na tarde de hoje.
Lembramos que o decreto precisa ser homologado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Informamos a população que quanto aos eventos previstos no município na há nada definido ainda, pois irá ser realizada uma reunião, onde somente assim poderemos dar maiores informações.