A ação é conhecida como levantamento de índice rápido (LIRAa). O LIRAa, é o levantamento rápido do índice de infestação do Aedes aegypti, ou seja, o monitoramento dos níveis de infestação de pesquisas larvárias domiciliares. Através de estudos estatísticos e com probabilidade consegue-se medir o risco de epidemia de uma cidade. O monitoramento dos níveis de infestação do Aedes aegypti é feito através de pesquisas larvárias domiciliares.
Tendo em vista a recente publicação do 9º Boletim Informativo da Vigilância Ambiental em Saúde, a necessidade de compartilhar os resultados produzidos no 3º LIRAa/ 2019 (que foi realizado nos dias (8/08/2019-16/08/2019) elaborados a partir da Capacitação Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA) de Agosto/2019.
De acordo com o estudo conclui-se que São Vicente do Sul está em situação de alerta. Sendo que os maiores criadouros Aedes aegypti encontrados foram: pneus, sucatas, entulhos de construção, baldes, caixas d’água e recipientes plásticos. Sendo assim, intensificando as ações de prevenção e controle aos mesmos, através de ações integradas com agentes de saúde, com ênfase nos territórios das equipes de Atenção Primária à Saúde (APS).
Segundo a vigilância em saúde infelizmente existem várias visitas recusadas no qual atrapalha a eficiência do trabalho. Permita sempre o acesso dos Agentes de Saúde e Endemias em sua casa. Atualmente são 42 focos do mosquito da dengue até o dia de hoje (06/11/2019).