A Administração Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação realizou a aquisição de brinquedos lúdicos para serem utilizados em atendimentos psicológicos. Ressalta-se que antes o município não disponibilizava do ambiente de Ludoterapia na Secretaria, o que dificultava o trabalho escuta qualificada junto as criança e adolescentes.
Foi estruturado na referida Secretaria uma sala de ludoterapia, ferramenta essa necessária ao psicólogo que trabalha com crianças, pois é através do brinquedo que a criança expressa o seu mundo. Ludoterapia é a psicoterapia adaptada para o tratamento infantil, onde a criança, brincando, projeta seu modo de ser. A sala de ludoterapia une o lúdico com a terapia. Desenvolve o psíquico da criança, que muitas vezes não tem uma autonomia verbal. E essa criança desenvolve melhor por meio da Ludoterapia.
Conforme a psicóloga Laise Zanini a necessidade destes brinquedos, indicados pelo Conselho de Psicologia, se dá pelas intervenções e avaliações que são realizadas, principalmente nas avaliações jurídicas que visam identificar a ocorrência de violência doméstica e principalmente de abuso sexual. Salientando que era uma demanda que vinha desde o ano de 2012.
Cada brinquedo foi escolhido para que pudesse abarcar o mundo infantil sendo usado no tratamento de transtornos ou problemas comportamentais. Através deste material é possível trabalhar aspectos ligados à afetividade, interação e socialização. Além de outros materiais, destaca-se a compra de duas famílias terapêuticas e de uma casa terapêutica simulando o ambiente doméstico.
A aquisição dos brinquedos de qualidade contribui para o desenvolvimento do trabalho do profissional bem como proporcionam um melhor atendimento para as crianças e adolescentes que necessitam do serviço, fazendo este um ambiente acolhedor.