Na manhã de terça-feira, 22 de fevereiro, os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Central do Rio Grande do Sul (AMCENTRO), estiveram reunidos na sede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em Porto Alegre para reunião com o diretor-presidente da estatal Roberto Barbuti. Com o intuito de debater a respeito do novo contrato de concessão imposto pela Companhia e esclarecer pontos que não ficaram claros aos municípios que a Associação propôs a discussão.
Nove dos 33 municípios que compõe a AMCENTRO que não assinaram o contrato, além dos que não são atendidos pela estatal, estiveram presentes na reunião afim de aprofundar o debate, explanar, discutir e entender a proposta da Companhia em relação a privatização. O presidente da AMCENTRO, prefeito de São João do Polesine, Matione Sonego, buscou esclarecimentos em relação aos municípios onde a Corsan não atua, e um panorama de como ficará a situação dos mesmos, caso seja privatizada. Segundo o prefeito, o debate deve ser amplo para discutir todas as possibilidades, antes de tomar decisões seja ela conjunta ou individual.
O prefeito Matione ressalta que ainda restam dúvidas e que há muito o que discutir em relação a pauta, pois se trata de um assunto complexo, onde o executivo precisa estar respaldado antes de qualquer deliberação. Dos 307 municípios onde a Corsan atua apenas 74 assinaram aos novos contratos de concessão.
Estiveram presentes os prefeitos e prefeitas, de Jaguari, Formigueiro, Ivorá, Itaara, Silveira Martins, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, Unistalda, São Vicente do Sul e Restinga Seca.