Na manhã da última quarta-feira, 29 de janeiro, através da parceria entre Prefeitura Municipal e Emater/Ascar, foi realizada uma Reunião Técnica sobre o Controle do Capim Annoni (Eragrostis plana Nees) através da utilização de Roçadeira Química. O evento ocorreu na propriedade do Sr. Armindo S. Lichtenecker, na Localidade de Rincão dos Flores.
O Capim Annoni é considerado pela grande maioria dos produtores uma gramínea invasora que causa prejuízos à pecuária, pois bloqueia o desenvolvimento da vegetação, possui baixa digestibilidade e baixo valor nutricional, além de provocar o desgaste da dentição dos animais. Oriunda da África do Sul, a gramínea se disseminou, principalmente, nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. No município de São Vicente do Sul, a conjuntura não é diferente dos demais municípios da região Sul do Estado, onde muitos campos apresentam grande incidência de Capim Annoni.
Com o intuito de controlar o desenvolvimento da gramínea em sua propriedade, há três anos, o produtor Armindo Lichtenecker adquiriu uma Roçadeira Química projetada pela Embrapa e fabricada no município gaúcho de Não-Me-Toque. Em comparação com o panorama inicial, atualmente, estima-se que houve uma diminuição de 90% da incidência do capim, podendo-se concluir que os resultados foram satisfatórios em relação à eficácia do implemento.
No evento foram abordados temas inerentes ao histórico da incidência do Capim Annoni na propriedade; apresentação do implemento; custo estimado de aplicação; tempo estimado de aplicação; condições adequadas para a utilização do equipamento e manejo adequado do equipamento, além da importância da utilização de Equipamento do Proteção Individual (EPI) adequado à atividade no momento da aplicação do defensivo químico.
O evento teve a participação do Secretário de Desenvolvimento Agropecuário Gustavo Floriano Cardoso, de produtores rurais e de entidades parceiras, como Sindicato Rural, CITE 14 e Rádio Nova Manhã, sendo muito bem avaliado pelo público presente.
O Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente Gustavo Floriano Cardoso socializou com os participantes do evento que a secretaria possui este equipamento, para os produtores rurais que quiserem fazer o uso, mediante pagamento diário e, ainda enfatizou quanto a alguns cuidados quanto ao uso e manutenção deste equipamento, o que se torna fundamental para o manejo eficiente do controle.