No dia 27 de janeiro de 2021, em comitiva dos vereadores da Bancada progressista juntamente com o Prefeito Municipal Fernando Pahim foi protocolado junto ao DAER ofício 028/2021com o intuito de reaver terreno que fora doado para o DAER para utilização especifica da capatazia do órgão.
Cabe expor que conforme matrícula do registro de imóveis existe averbação de que caso fosse dado fim diverso do imóvel, o imóvel reverteria ao patrimônio do município. Já no dia 26/08/2021ª o assessor jurídico do município, Felipe Della Pace Rosa, acompanhado do Prefeito Municipal e ainda do assessor do Deputado Ernani Polo, André Bessow, em audiência na CAFF, com o sub secretário de Patrimônio do Estado, Diego Ferrugem Cardoso, foi protocolado requerimento instruído com documentação necessária prevendo a reversão do referido bem, onde houve referência que seria feita a consulta junto ao DAER/RS sobre a utilização ou não do imóvel.
Durante a reunião com a Secretaria de governança o Prefeito Municipal, Fernando Pahim, esboçou o interesse na reversão da propriedade do terreno de pouco mais de 7 hácteras com o intuito de dar sustentação ao audacioso plano de desenvolvimento municipal lançado pela Administração, possibilitando com o imóvel a implementação do distrito industrial como um grande atrativo para empresas poderem empreender em nossa cidade.
No dia 13 de setembro de 2021, o Vice Prefeito Municipal Luiz Antônio Ferreira dos Santos acompanhado de nova comitiva, sendo o Assessor Jurídico Felipe Della Pace Rosa, o Secretário de Agricultura e Meio ambiente, Lidiandro Pozzebon e do vereador Matheus Just , juntamente com o Deputado Loureiro, estiveram em nova audiência junto ao diretor-geral do DAER, Luciano Faustino, o qual relatou que o DAER não possui interesse na propriedade do imóvel. Com isso, mais um passo fora dado para o alcance desse importante objetivo, pois inexistindo interesse do DAER a Secretaria de Planejamento e governança pode dar seguimento a este pedido que já está devidamente cadastrado em processo administrativo.
Nesse sentido, todos os envolvidos na Administração Municipal, buscando suas forças políticas para atuar em diversas frentes mirando um objetivo comum, estão engajados nesse grande objetivo de desenvolver o município de São Vicente do Sul.