A Gestão Pública passa a exigir dos administradores cada vez mais rapidez nas decisões que envolvem, principalmente, intervenções urbanas, tanto em assuntos de mobilidade quanto de infraestrutura.
São Vicente, já é considerada um núcleo educacional em desenvolvimento acelerado, nesta região que até há pouco estava sob a influência da UFSM e Santa Maria, mas que agora precisa tomar seu rumo.
Foi pensando integrar-se neste processo que a equipe de técnicos da URI Santiago optou pela aparesentação deste projeto, finalmente, contemplado pela Consulta Popular.
A união de esforços da URI, do Instituto Farroupilha, o maior parceiro da comunidade; e, aliado aos esforços da Prefeitura Municipal, darão início ao processo de implantação da Rede Cadastral, que em breve colocará a cidade na Rede Geodésica do Estado, através do reconhecimento, pelo IBGE, das coordenadas precisas do Marco Principal e dos marcos de azimute.
Tendo como referência o Marco Principal, serão estabelecidos mais vinte marcos de apoio imediato, nos cantos de quarteirões e em pontos estratégicos, que permitirão orientar as Estações Totais, equipamentos de alta precisão, utilizadas em levantamentos cadastrais multifinalitários.
De posse destes dados georreferenciados, tanto o poder público quanto a inicativa privada, poderão elaborar mapas temáticos para a gestão das mais diversas atividades desenvolvidas no tecido urbano.
O poder público poderá revisar seus cadastros e atualizar, continuamente, a planta de valores; poderá planejar obras viárias e de abastecimento de água, esgoto pluvial e cloacal, melhorias no arruamento e parcelamento do solo urbano; e, ainda, levantando os cantos de quarteirões e meios fios, terá o mapa da cidade, amarrado ao Sistema Referencial oficial, que é gerido pelo IBGE.
A Rede permitirá que todos os profissionais da área de construção civil, construtores, engenheiros e arquitetos, possam desenvolver e implantar seus projetos apoiados no Sistema Oficial do Município, dando ao contribuinte a seguraça necessária a quaisquer empreendimentos imobiliários na área urbana.
O passo seguinte à implantação da Rede será o Cadastro Urbano Multifinalitário, visando um objetivo maior, o estabelecimento do Plano Diretor Físico Territorial, que irá estabelecer as linhas de desenvolvimento do Município e orientar na ocupação ordenada dos espaços urbanos.
Para isso, a Prefeitura Municipal está modernizando sua administração, fazendo parcerias com a URI Santiago e com o Instituto Farroupilha, que passarão a colaborar com a equipe técnica, através de cursos de divulgação tecnológica e práticas de campo, utilizando seus modernos equipamentos e laboratórios de avançada tecnologia.
Todo este esforço de modernização na gestão administrativa do município não seria possível sem o apoio do Polo Tecnológico do Vale do Jaguari; e; dos recursos liberados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul.