Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta quinta-feira, 06 de outubro, a Oficina Quintal terapêutico- Por um espaço de Cultivo, criação e cuidado, elaborada pelos grupos CEDT, NAAB, NASF.
O Secretário de Saúde, destacou o “avanço da saúde para além de médicos, enfermeiros e dentista que hoje conta com os núcleos de apoio a atenção primária em saúde (APS), o que explica o reconhecimento da saúde pública do município como referência e onde o ato de inauguração é resultado desse novo processo de trabalho. Acrescentou, ainda, um alerta a todos os presentes para que a saúde pública continue sendo vista como referência.
O Prefeito Municipal, Fernando Pahim, ao se manifestar agradeceu todo apoio e envolvimento dos parceiros e mestres da Secretaria de Saúde, e relatou “a Administração não vai parar, nesses últimos três meses mais projetos serão entregues à comunidade, e rogo que quem assuma, seja quem for, dê continuidade à projetos que visem as pessoas, não apenas votos”.
Neste sentido, desenha-se este Projeto/Oficina Quintal- Terapêutico -Por um espaço de cultivo, criação e cuidado o projeto organiza-se enquanto dispositivo-oficina terapêutica para usuários da ÁPS, possibilitando a cooperação, elaboração de sofrimento, cuidado de si e do mundo, co-gestão, autonomia, empatia, empoderamento e fortalecimento e vínculos afetivos e sociais.
As oficinas do projeto serão organizadas semanalmente, no território da ESF, sendo em torno de 20 participantes, das 9h as 10h30min, duração em torno e 1h30min, desenvolvidas com a participação em conjunto das ESF, NAAB, NASF, CEDT e usuários na tomada de decisões coletivas, podendo ser construído o espaço para o quintal tanto no terreno da Estratégia ou em espaços disponibilizado no território de abrangência.