Vasos e floreiras levados ao cemitério pela população podem servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde, sabendo que nosso município se encontra em estado de alerta, pois já foi encontrado aproximadamente dez focos do mosquito da dengue, mesmo não havendo o vírus circulante.
Embalagens plásticas, suportes para as velas colocadas nos túmulos, copos plásticos e os próprios jazigos podem servir de criadouro para as larvas do mosquito. A equipe de combate aos vetores de saúde composta por agente de endemias e agente comunitário de saúde realizaram uma ação mecânica intensa, onde foram eliminados possíveis criadouros e a retirada de alguns resíduos ali encontrados. (conforme as fotos).
Cabe ressaltar que a equipe conta com a ajuda da população, que infelizmente, reiteradas vezes colocam potes que acumulam água parada. Acreditamos que com a contribuição da população a situação possa melhorar.
Sem mais nos colocamos a disposição para auxiliar no que for preciso para manter em bom estado de conservação o cemitério.