Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.
Sendo assim salientamos que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.
É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.
A orientação atual é que a mulher faça a observação e a auto palpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de uma técnica específica de autoexame, em um determinado período do mês.
A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença, numa faixa etária em que haja um balanço favorável entre benefícios e riscos dessa prática (mamografia de rastreamento).
A recomendação do Ministério da Saúde, é que a mamografia seja ofertada para mulheres entre 40 e 69 anos, a cada dois anos. Essa é também a rotina adotada em nosso município a fim de realizar o rastreamento do câncer de mama objetivando a redução da mortalidade por essa doença.
Os benefícios da mamografia de rastreamento incluem a possibilidade de encontrar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo, assim como menor chance de óbito pela doença, em função do tratamento oportuno.
No entanto em mulheres com maior vulnerabilidade de desenvolver o câncer de mama, devido diversos fatores, dentre eles o histórico de câncer em família, a mamografia diagnóstica, poderá ser solicitada em qualquer idade.
IMPORTANTE:
– Durante a palpação da mama, observe o surgimento de nódulos, note sua consistência, mobilidade, limite, localização e tamanho.
– A presença de dor também deve ser considerada, embora não seja frequente em casos de câncer de mama;
– Nódulos que surgem antes da menstruação e desaparecem após a mesma, geralmente não têm valor clínico importante.
– O uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, período pré-menstrual, amamentação, gestação e aborto recente podem influenciar e dificultar a identificação de nódulos.
Procure sua unidade de saúde referência para maiores informações a respeito do tema e cronograma mensal das ações que serão desenvolvidas no decorrer desse mês de outubro.