O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Vicente do Sul realizará a partir da próxima segunda-feira (16), mais um Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), uma amostragem que apura o índice de infestação dos focos do mosquito transmissor da dengue. A pesquisa de campo será feita nas residências em todos os bairros, com previsão de conclusão na sexta-feira (20). A apuração do resultado deverá ser finalizada até o dia 22 de abril.
Os agentes de saúde e agente de endemias farão a pesquisa elaborada pelo Ministério da Saúde que acontece de forma aleatória, em média de 2 a 3 quarteirões por bairro. Esse levantamento é fundamental para o planejamento das ações de combate à doença. É importante que a comunidade receba bem os agentes, que estarão devidamente identificados com crachás, coletes e camisas.
Conforme a programação enviada pelo Ministério da Saúde, estão previstas para este ano de 2020, a realização de quatro Levantamentos Rápidos para Aedes (LIRAa), nos seguintes meses: janeiro, abril, junho e outubro.