A Secretaria Municipal de Educação (SMED), através de sua Secretária, Beatriz Hahn da Costa, realizou nesta quarta-feira, 30, a entrega de 360 livros de literatura infantil para as escolas da Rede Municipal, com intuito de incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância e também como uma motivação a mais para as crianças para o ano letivo de 2021, quando da possibilidade do retorno das aulas presenciais, suspensas em virtude da pandemia do COVID-19.
Validando que a literatura infantil é muito mais ampla e importante que se imagina, ela proporciona a criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Para Beatriz, quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. Os contos, as histórias os poemas, trabalham problemas existenciais, típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.
As histórias nos permitem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica. Neste sentido, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. E ainda adquirir uma postura crítico-reflexivo, extremamente relevante à sua formação cognitiva. É acreditando em uma educação de qualidade e equidade que a Secretária de Educação adquiriu livros para as redes de Educação Infantil.