Na época do ano que antecede o verão é quando se inicia o período epidêmico (novembro-maio) para as arboviroses urbanas (dengue chikungunya e Zika), porque o calor e a água acumulada das chuvas trazem condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão das doenças.
Dengue, chikungunya e Zika, são doenças cujas epidemias tem causado sérias complicações à população e em diversas localidades ocorre circulação simultânea. Nos anos de 2020 e 2021, com o advento da pandemia da Covid-19, ainda tem sido registrado expressivo número de casos de dengue. Houve também um considerável aumento de casos de chikungunya em locais específicos, sendo urgente e necessário intensificar as ações para combate ao mosquito transmissor Aedes aegypti nos territórios.
A mobilização de toda sociedade é primordial para impedir a proliferação do mosquito, o que deve ocorrer de forma contínua ao longo do ano e com maior intensidade na eminência do verão. Neste sentido a vigilância em Saúde de São Vicente do sul convida para uma Mobilização geral da população para à partir da próxima sexta feira, vinte e seis de novembro participar desta ação de prevenção, esta ação inicial de prevenção ao combate a proliferação do mosquito aedes aegypti.