Nas últimas semanas a Secretaria Municipal de Obras vem fazendo um trabalho intensificado na limpeza dos bairros do município.
Foram retiradas aproximadamente 15 caçambas de entulhos, sucatas, pneus, entre outros resíduos, onde o maior trabalho foi separar os materiais para destinação adequada. As limpezas terão continuidade durante essa semana e, se necessária durante a próxima semana.
Conforme o Secretário de Meio Ambiente, Gustavo Cardoso, esse é o quarto mutirão de limpeza realizado pela administração municipal e parceiros, em menos de dois anos; também foram realizadas campanhas de recolhimento de resíduos eletrônicos e pneus.
Ressalta-se que existe e é previsto em lei penalidades para quem polui o meio ambiente. No momento o município conta apenas com a fiscalização da brigada militar, ou seja, da patrulha ambiental.
Devido à estas questões e preocupados com o meio ambiente é que a administração municipal, encaminhará nos próximos dias ao Legislativo o projeto de lei que cria o cargo de fiscal ambiental do município.
Quanto a campanhas de conscientização e prevenção, nos próximos meses, durante a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, serão realizadas visitas para coletar dados e a sensibilização dos bairros, vilas e comunidades do interior.
O Plano Municipal de Saneamento Básico está sendo elaborado em conjunto com a Funasa e Universidade Federal do Rio Grande do Sul o qual deve ser concluído até julho de 2019. A partir de outubro do corrente ano as ações serão intensificadas, no que diz respeito a conservação, preservação e destinação correta dos resíduos em prol do meio ambiente e saúde pública.