O Poder Executivo de São Vicente do Sul realizou, no dia 19 de novembro, uma audiência pública para apresentação e aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), com as metas e prioridades estabelecidas pela comunidade e discutidas em reuniões. Mais de 60 pessoas compareceram, no salão paroquial, para discutir os projetos referentes ao esgoto, abastecimento de água e coleta de resíduos, várias autoridades se fizeram presentes, mostrando a importância e a necessidade da discussão deste importante tema.
O diagnóstico do município de São Vicente do Sul foi apresentado e em seguida os projetos, ressaltando-se que a validade do PMSB é de 20 anos e deverá ser revisado a cada 4 anos com mudanças pontuais e adições de novos projetos de acordo com os novos diagnósticos.
Foram duas horas e meia de apresentação, com intensos debates e explicações sobre a realidade do Município, projetos futuros e os recursos para realização de obras previstas. Importante ressaltar que todas as discussões foram incluídas junto ao texto do Plano, segundo o Secretário Gustavo Floriano Cardoso, foram 18 meses de trabalho árduo, envolvendo toda a Administração Municipal, foi necessário mobilização e sensibilização de todos as secretarias do município, “trabalho que refletirá na qualidade de vida de nossos munícipes”.
O plano foi desenvolvido pelos Comitês Executivo e de Coordenação, formados por funcionários públicos e membros da sociedade civil do município, com o apoio técnico do Sistema de Apoio ao Saneamento Básico (Sasb), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e apoio financeiro da Fundação Nacional da Saúde (Funasa).
Nos próximos dias o mesmo será encaminhado para Câmara Municipal de Vereadores, onde poderá se transformar em lei se assim for o entendimento dos membros do Poder Legislativo Municipal!